Infinite Maze — {blog}

3 blogs artísticos inspiradores e indispensáveis

Entre as melhores coisas da internet, para mim, sem dúvidas está a infinita quantidade de fontes de inspiração e conhecimento que podemos encontrar em todas as áreas. Nesse artigo, vou compartilhar três blogs que descobri recentemente, de artistas de altíssimo nível que também compartilham muito conhecimento nos seus espaços online.

Essas 3 artistas são autoras dos melhores blogs / vlogs artísticos que li até hoje

Uma das maiores dificuldades que enfrentamos sendo artistas, ilustradores e profissionais criativos no geral, é na parte comercial da coisa. Falo por mim, mas também por inúmeros casos que acompanhei de perto. Uma pessoa muito criativa nem sempre é uma pessoa boa em vendas, auto promoção ou gerenciamento de um negócio. E para nossa profissão funcionar, precisamos de toda essa parte andando junto com as nossas criações.

Foi pensando nisso que separei esses três blogs para indicar aqui. Neles, podemos encontrar relatos das experiências que essas artistas já passaram, e podemos aprender muito sobre gerenciamento de projetos, processo criativo e o mercado para artistas em geral.

#1 Wylie Beckert

Wylie Beckert é artista visual norte-americana, que trabalha com técnicas tradicionais mistas, mas também utiliza ferramentas digitais para chegar nas imagens incríveis que são suas ilustrações.

Wylie Beckert's Tam Lin

Primeira pintura que vi de Wyilie Beckert

O primeiro vídeo que vi dela foi ano passado, e era um vídeo do final de 2014 — Painting Process: Tam Lin. Muito impressionada com aquela pintura, método e todos os detalhes envolvidos, acessei o blog dela para saber mais. No blog, ela detalhava todo o processo da pintura daquela imagem, falando de técnicas tradicionais que eu nunca tinha visto ninguém combinar. Navegando pelo blog, encontrei um post sobre projetos independentes: The Art of Self-directed Project, que me marcou muito. Achei muito inspirador e esclarecedor.

Wicked Kingdom playing cards by Wylie Beckert

Imagens finais do projeto Wicked Kingdom.

Foi aí que tive conhecimento de todos os projetos da artista. Ela conseguiu criar um produto com a sua arte autoral, e, além disso, gerenciou e lançou o próprio projeto! Um baralho ilustrado com personagens de um mundo imaginado por ela, na sua técnica delicada e detalhada de pintura tradicional. Nesse projeto, ela monetiza tudo o que é produzido através do Patreon (plataforma para que artistas gerenciem assinaturas de seus conteúdos, disponibilizando recompensas diferenciadas de acordo com o valor mensal pago pelos “Patrões”), e lá oferece a oportunidade para que todas as pessoas — tanto as que podem gastar muitos dólares tanto as que podem dispender apenas $5 por mês — tenham acesso à sua arte, de alguma forma.

Ao final do projeto, ela terá produzido diversos tutoriais e passo-a-passo de sua técnica de pintura, poderá vender todas as ilustrações originais, disponibilizar prints, e ainda terá o baralho ilustrado para vender por um preço muito acessível. Vou deixar o link aqui, para quem tiver interesse em comprar o primeiro deles, Wicked Kingdom.

Atualmente, Wylie Beckert trabalha no seu segundo baralho ilustrado, que será duplo. O nome do projeto é Reign of Sin and Rule of Virtue — com suas ilustrações inspiradas nos pecados mortais e nas virtudes divinas. Ela publica muito do andamento do projeto nas redes sociais e no blog, que já tem artigos muito consistentes disponíveis gratuitamente. Para ter acesso ao conteúdo completo, basta se cadastrar pelo Patreon com valores a partir de 5 dólares por mês.

The Queen of Hearts by Wylie Beckert

Sabedoria: Rainha de Copas

The King of Hearts by Wylie Beckert

Sabedoria: Rei de Copas

Encontre Wylie Beckert: Site/Blog • YouTubeInstagramPatreon


#2 Happy D. Artist

Esse não é bem um blog, mas um vlog! E é, inclusive, um dos meus favoritos do YouTube todo. Eu já conhecia o trabalho dessa artista, mas demorei pra descobrir o canal dela. E quando fiz, eu assisti praticamente todos os vídeos em poucos dias. Primeiramente, ela fala de modo muito agradável e um inglês fácil de entender para nós que não somos falantes de inglês nativos. Depois, muitos dos vídeos dela trazem conteúdo importante sobre a profissão de artista, e ela transmite isso de modo muito positivo e inspirador.

Cena de um dos vídeos do canal: “Por que você sempre deve terminar suas pinturas / 30 dias de arte, episódio 6”

Happy D. Artist é uma artista visual também norte-americana. Ela trabalha principalmente com pintura óleo, no tema fantasia, misto com surrealismo pop. Ela comercializa muita coisa em forma de prints em sua loja online, mas também vende originais e faz exposições regularmente pelos Estados Unidos. Happy D. também trabalha com o sistema do Patreon, sendo possível ter acesso aos conteúdos dela a partir de 1 dólar, o que inclui um “desafio de colorir” que ela faz todo mês e depois divulga os favoritos no canal.

Oil on gessoboard by Happy D.

Galactic Sea

Oil on gessoboard by Happy D.

Rosy

O meu vídeo favorito talvez seja o que ela fala sobre como decidiu deixar o emprego para ser uma artista em tempo integral. Mas todos os vídeos de conteúdo profissional são importantíssimos para quem está nessa vida e ainda tem dúvidas (eu? heh), ou pensando em começar a trabalhar com artes visuais e ilustração.

Além disso, também adoro os vlogs que ela faz mostrando um pouco mais da vida particular dela, do noivo e seus pets. Ela é muito carismática, e dá muita vontade de conhecê-la pessoalmente (algum dia ainda vou em uma exposição dela nos EUA) e tenho certeza que muitos — se não todos — os fãs dela pensam assim.

Happy D Artist, da sua conta no Instagram

Esta é a Happy D. ^_^

Encontre Happy D. Artist: Site • YouTubeInstagramPatreon


#3 Kiri Leonard

Kiri Østergaard Leonard é ilustradora dinamarquesa, que atualmente vive em Austin, no Texas. Ela também trabalha no tema fantasia, e tira muita inspiração da natureza, do lúdico, e de contos de fadas. O blog dela é um dos mais interessantes que já li. Eu cheguei nele através de uma pesquisa sobre carreira de artista, e cheguei num post interessantíssimo sobre o assunto (Frustrações de um comprador de arte, tradução livre). Então comecei a ler outros posts relacionados, com dicas sobre desenho, blogs, monetização de conteúdos, e logo salvei o site dela nos meus favoritos.

Montague Mouse by Kiri Leonard

Ilustração de uma cena do conto Montague Mouse

Um de seus projetos é o conto ilustrado Montague Mouse (O Rato Montague, tradução livre), que é a história do ratinho Montague e seu amigo, o sapo gigante Arthur.

Montague Mouse and Arthur

O projeto está em andamento, porém, no site oficial (montaguemouse.com) já podemos conhecer os protagonistas, ler alguns teares da história, além de ser um espaço periodicamente atualizado com o andamento das ilustrações.

Montague Mouse and the Survivors Parliament

Montague Mouse e o Parlamento dos Sobreviventes

Este, entre os outros projetos autorais de Kiri Leonard, são financiados pelo Patreon por valores a partir de 1 dólar — e com isso, os assinantes recebem acesso privilegiados a muitos conteúdos, além de prints e até originais, no caso das assinaturas de maior valor. Ela também tem um canal no YouTube, pra quem gosta mais de assistir do que de ler. Mas nada compensa o conteúdo detalhado daquele blog tão bem escrito. Ela também tem uma loja online, chamada The Curiosity Art Shop.

Agora, acompanho Kiri Leonard em todas as redes sociais. Mas o que realmente achei misteriosa coincidência foi eu chamar minha loja The Fantastic Art Shop e logo antes de terminá-la, descobri uma loja de uma outra artista com um nome parecido (The Curiosity Art Shop). Como não creio que nada aconteça por acaso, tenho hoje Kiri Leonard como um modelo pra mim, mesmo sem ela saber disso; quando tenho dúvidas sobre o que fazer ou não fazer na vida artística, no blog, nas redes sociais, ela é uma das primeiras referências que confiro. Espero em algum momento próximo, eu consiga estruturar minha vida profissional assim como ela conseguiu.

Encontre Kiri Østergaard Leonard: Site/Blog • YouTubeInstagramPatreonMontague Mouse


#3.1 Bônus!

Enquanto eu revirava o blog da Kiri Leonard, encontrei essa maravilha dessa série de entrevistas: Mulheres na Ilustração Fantástica (tradução livre). Com alguns nomes bem conhecidos (inclusive Wyilie Beckert, que citei acima), e algumas artistas que para mim são novas. Inspiração, aqui, não falta: Women in Fantasy Illustration, lista completa das entrevistas.

Então, o que acharam das minhas indicações? Já conheciam alguma dessas artistas e seus devidos blogs / vlogs? Podem deixar nos comentários, e também, se tiverem dicas de outros blogs com conteúdo artístico, pois pretendo fazer posts regulares de inspirações e referências a partir de agora.

Posts Relacionados
Filter by
Post Page
Atualizações/ notícias Tatuagens Utilidade pública/ dicas
Sort by

Finalmente! O retorno do blog e novidades para 2017

Primeiramente, minhas sinceras desculpas pelos intermináveis dias em que este blog
Emmy Dala Senta

0

Metas para 2016 — e programação do blog para o ano

Finalmente, o tradicional post com as resoluções para o ano que se inicia (que i
Emmy Dala Senta

0

Direito autoral de imagem #2: posso tatuar seus desenhos?

Há algum tempo escrevi um post sobre o 
Emmy Dala Senta

0

Desenhar a partir de fotos #1: alguma coisa sobre direito autoral de imagem

E aí, gente? Vamos falar um pouco sobre aquela história de desenhar fotos? Afinal, se
Emmy Dala Senta

0

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of

Send this to a friend