Infinite Maze — blog

Como aplicar folha de ouro em aquarela — Tutorial

Oi gente! Hoje trouxe um tutorial pro blog que estava na minha cabeça há um bom tempo. No Instagram, sigo muitos artistas gringos e percebi que muitos deles usam golden leaf (folha de ouro) nas ilustrações. Me chamou atenção pois curto muito utilizar técnica mista nas minhas pinturas.

Dei uma pesquisada no Youtube em relação a técnica de folheação à ouro e listei todo o material necessário para executá-la. A folheação à ouro era empregada em esculturas (talha dourada) muito utilizada na época do barroco, onde o escultor talhava a madeira e posteriormente revestia a peça com películas de ouro. Era largamente utilizada no interior de igrejas em altares e peças ornamentais.

Para este tutorial você precisará de: verniz mordente, folhas de ouro, e algum outro verniz para finalizar a ilustração, pois a douração pode oxidar com o tempo e o verniz preservará sua obra. No meu caso, comprei um verniz pra aquarela da Talens. Outra observação: utilizei imitação de folhas de ouro pois as originais são bem caras. O efeito é basicamente o mesmo. O bloquinho 14×14 cm com 25 folhas rende bastante já que uso apenas em detalhes nas pinturas. Os links nos quais comprei o material estão logo no final do post.

Folhas de ouro (imitação), 14×14 cm

Verniz para aquarela e verniz mordente

Então, primeiramente concluí minha pintura (é uma ilustração para minha série de constelações, Cassiopéia) e deixei em branco o espaço onde gostaria de aplicar a película. O verniz mordente, se aplicado por cima da pintura, borra a aquarela, portanto é importante deixar espaços sem pintar onde deseja aplicá-lo.

Aplicação

Com um pincel fino, aplique o verniz na área desejada. Para isso, separe um pincel só para usar com ele, pois as cerdas ficam grudadas com o tempo. O verniz mordente possui uma consistência bem líquida, por isso, costumo colocar um pouco dele na tampinha para ajudar na aplicação.

Para a aplicação das folhas, feche as janelas de onde estiver, pois um ventinho leve dobra a folha toda. Elas são muito finas e rasgam com facilidade. Como elas grudam em qualquer coisa que tenha vestígio de gordura, aplique talco na ponta dos dedos para facilitar o manuseio — mas como não tinha talco aqui em casa e estava com preguiça de sair pra comprar, fui na raça mesmo (kkk). Picotei com a tesoura pequenos pedaços e esperei o ponto de grude do verniz (enquanto você corta os pedaços que deseja usar, o verniz fica grudento e pronto para receber a folha, o que demora apenas alguns minutos).

Com um pincel macio, fixe as folhas no verniz e depois esfregue com cuidado o pincel por toda a área. As partes da folha que não foram grudadas se desprendem, deixando apenas o formato do desenho. Aplique o verniz pra aquarela finalizando, assim, o processo. Assim como o manuseio do verniz mordente, o verniz para aquarela requer um pincel somente para o aplique pois as cerdas ficam duras após o uso.

O resultado final da aplicação é este abaixo. Espero que tenham gostado do tutorial! Qualquer pergunta deixem nos comentários que responderei :)

Cassiopéia com aplicação de folhas de ouro :)

Links dos materiais que comprei: folhas de ouro imitação, verniz para aquarela, verniz mordente.


♦ Assine nossa news para receber uma mensagem com o próximo post ♦








Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar :D

Notificar-me de
avatar
wpDiscuz

Já vai?! Se gostou desse post,

deixe seu e-mail, para enviarmos uma mensagem assim que tivermos conteúdo novo:


♦ Ou, compartilhe este post com seus amigos ♦

Send this to a friend