Infinite Maze — blog

Identidade visual: porque ela vale muito e você deve pagar muito bem por ela

Olá, profissionais criativos do meu Brasil ^-^ Neste post, vamos falar um pouco sobre Design, mais precisamente, sobre design de identidade visual — que, nada mais é, que a imagem da marca, sendo esta popularmente conhecida como logo. Vou fazê-los entender, agora, de uma vez por todas (olha o exagero =_=), porque é tão importante ter uma identidade visual profissional e que esteja de acordo com sua área de atuação.

Como já falei em algumas páginas do site que agora não tô lembrada, além de estar na luta para conseguir viver da minha arte, trabalho como designer gráfica, que é a profissão na qual me formei. Sendo a minha paixão o desenho, meus clientes preferidos são os profissionais criativos (fotógrafos, desenhistas, tatuadores, músicos e estou até criando uma identidade visual para uma artista de scrapbook — *-*!), mas, é claro, sempre vou ajudar a quem me procurar — e vou dar um jeito de desenhar alguma coisa pra você, mesmo em um trabalho de tecnologia (por exemplo / u_u).

Um dos mais recentes projetos de identidade visual em que eu trabalhei. Vou deixar vocês adivinharem o conceito até que eu poste ele no meu portfólio :)

Vou por partes, deixando tudo bem explicadinho, e no final terá um formulário de contato para você fazer um orçamento para a sua identidade visual ;D (/joke)

O que é, afinal, uma identidade visual?

É exatamente isso: a identificação visual da sua empresa/ negócio/ serviço. Se sua empresa fosse uma boneca, funcionaria assim:

Sua empresa pode ser só mais uma, meio sem graça, como essa ball jointed doll da esquerda, ou incrível, como a Princesa Rosalind ♥

O elemento principal é o logo — composto por lettering + símbolo (ou, às vezes, apenas lettering) que identificam sua empresa. Quando você for criar seu logo com um designer, ele provavelmente vai se referir a ele como marca. Qual a diferença? A marca envolve muito mais coisas além do logo: vai envolver toda a imagem da sua empresa, as sensações a ela relacionada, a mensagem que você quer passar, seu produto, tudinho. E como dentro desse tudo a minha parte é criar tudo o que é visual, eu sempre chamo esse serviço de desenvolvimento de identidade visual.

Quem precisa desse serviço?

Em um mundo ideal, todas as empresas investiriam em comunicação visual, para ter marcas coerentes e uma perfeita comunicação com seu público. Mas, a gente sabe que isso é impossível, principalmente porque o investimento nesse serviço é alto. Sempre considero que, se você tem alguma ou todas das necessidades abaixo, é hora de considerar investir em uma identidade visual adequada:

  • Está começando um negócio e quer uma imagem de marca incrível para começar (o que todo mundo deveria fazer, pois isso é o que chamo de começar certo).
  • Já tem um negócio há algum tempo e quer reposicioná-lo no mercado (atingir novo público-alvo)
  • Quer atrair novos clientes
  • Quer que seus atuais clientes amem sua marca cada vez mais
  • Seu serviço tem um diferencial valioso e quer evidenciar isso de alguma forma
  • Quer valorizar seus serviços (leia-se: cobrar mais caro/lucrar mais)

Se você tiver uma boa identidade visual, a sua empresa vai deixar de ser a bonequinha apática aí de cima e se tornar uma boneca exclusiva e desejada por todos.

fotos

Todas essas fotos lindas de Pullip dolls encontrei no Flickr, fotógrafa PrinceZs

Por que a criação da identidade visual é o serviço mais valioso?

Porque esse serviço vai guiar simplesmente toda a comunicação visual da sua empresa. No projeto de identidade visual, é estabelecido tudo que será necessário para criar e manter uma imagem de marca. Você vai escolher tudo que a sua marca deve transmitir e o designer vai encontrar todas as formas, fontes, cores e imagens para fazer isso acontecer. Exatamente por isso que a criação de uma marca e sua identidade é o projeto de design que mais envolve pesquisa, conhecimento, trabalho e experiência.

Para o designer desenvolver uma identidade do início ao fim, ele precisa de todos os conhecimentos: teorias de composição, cor, estética e semiótica; conhecimento ou pelo menos noções de marketing; conhecimento ou pelo menos noções de desenho; habilidades em programas gráficos; conhecimento multidisciplinar ou, pelo menos, saber onde buscá-lo, pois precisa entender o produto do cliente. Isso entre muitos outros detalhes que podem surgir durante o processo.

Complementando o que se refere aos valores, existe um gráfico muito interessante. Não foi feito por mim, mas é sempre bom compartilhar (se alguém souber o autor, por favor, me fale quem é). Isso não vale apenas para projetos de design, mas para qualquer serviço na vida:

O verdadeiro serviço de criação de marca e identidade visual envolve tudo isso. Se na criação da sua marca não foram envolvidas todas ou pelo menos a maioria dos ingredientes da “receita” acima — o que geralmente acontece quando se prioriza preço em vez de qualidade —, é bem provável que sua marca venha a ser apenas um logo qualquer.

Quando a marca é apenas um logo qualquer

  • Você fez direto na arte-final da gráfica e estava incluído na impressão do que quer que fosse? Logo qualquer. Você pediu para um amigo que “mexe no computador” escrever com uma letra bonita o nome da sua empresa com o símbolo que você escolheu? Logo qualquer.
  • Alguém — e quando digo alguém, pode ter sido qualquer pessoa, inclusive um designer / publicitário / dono de agência genérico — escreveu o nome da sua marca com uma letra bonita, colocou sua inicial em uma forma geométrica genérica e cobrou caríssimo por isso? Logo qualquer. Fez o mesmo processo e não cobrou nada? Logo qualquer, sem disfarçar.
  • Você solicitou a criação de um cartão de visita, mas você não tinha nenhum outro material gráfico antes disso, muito menos um logo que o designer pudesse aplicar. O designer aceitou fazer isso pelo preço de um cartão? Possivelmente, você tenha um logo qualquer, mas, provavelmente, nem isso.
  • Você entrou num site que dizia assim: em 3 dias úteis enviamos as 3 primeiras amostras de seu
    logo. Modelos e revisões ilimitadas. Logo qualquer, é claro, todos os 3, ilimitadamente! *$#@!~
  • Se você trocar a tagline para um serviço de qualquer outro segmento e ele continuar ok, também é apenas um logo qualquer, como nesse exemplo que levei 8 minutos para fazer (todos) — o símbolo genérico pode ser comprado por 99 euros nesse site infernal —, tem esse “X” porque, obviamente, não comprei:

Estes logos genéricos são muito bonitinhos. Tanto que qualquer coisa que eu escrever neles vai ter praticamente o mesmo efeito.

Mas e se eu só quero /posso pagar por um logo qualquer? Tem problema?

Problema, não. Na verdade, podemos comparar um logo qualquer com uma roupa comum, barata e às vezes não tão bonita, e a identidade visual feita pelo designer com uma roupa de marca (engraçado eu pensar nisso, pois não uso roupas de marca — não sei nem que exemplo de marca poderia citar aqui /risos). Nem todo mundo quer, pode ou precisa se vestir com roupas caras, e tudo que é mais simples e barato está aí exatamente por isso.

No entanto, pense bem em quem você quer como público. Para ilustrar, pense que você  tem uma produtora e seu público-alvo são formaturas, festas de 15 anos e casamentos. Agora, imagine que esse seu serviço é uma boneca, e sua identidade visual, bem, a aparência dela. Qual dessas duas identidades você acha que vai atrair mais clientes?

Identidades-2

Qual dessas duas você acha que investiu mais em comunicação visual? E, mesmo oferecendo o mesmo serviço, qual dessas você acha que pode cobrar mais caro? E, além de tudo, qual você acha que será a mais procurada, mais desejada e mais indicada pelas clientes?

É algo a se pensar ;)


Ilustrei esse post com essa analogia entre marca e ball jointed dolls para evitar utilizar exemplos de marcas já existentes, em uma tentativa de deixar o post mais técnico e livre de opiniões. Espero que tenha funcionado. Todas as fotos deste post, com exceção da primeira imagem, são da PrinceZs.

Se você gostou desse post, ou não gostou e quer me dizer, tem algo a acrescentar, ou tem uma experiência diferente para compartilhar, conte-me, eu quero saber (^-^).  Participe e faça uma Emmy feliz ♥

♦ Assine nossa news para receber uma mensagem com o próximo post ♦








Deixe um comentário

4 Comentários em "Identidade visual: porque ela vale muito e você deve pagar muito bem por ela"

Notificar-me de
avatar
trackback

[…] […]

Giovanni Pires da Silva
Visitante
Giovanni Pires da Silva

Muito bom Emmy, parabéns! Vou indicar este teu post quando precisar explicar isto pros meus clientes, amigos e/ou contatos, hahaha. A comparação com as dolls ficou bem interessante pro assunto ;). Abraços!

Emmy Dala Senta
Visitante

Oii, Gio! Que bom que gostou, e espero que isso ajude na tua explicação. Também passo algum trabalho tentando esclarecer esse assunto para algumas pessoas, então, surgiu a idéia do post XD Abraços!! :D

Giovanni Pires da Silva
Visitante
Giovanni Pires da Silva

Foi uma ótima ideia, o post é super útil. Parabéns. Keep it going! Bjs.

wpDiscuz

Já vai?! Se gostou desse post,

deixe seu e-mail, para enviarmos uma mensagem assim que tivermos conteúdo novo:


♦ Ou, compartilhe este post com seus amigos ♦

Send this to a friend